O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou na tarde desta quinta-feira (14) a sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Centro, onde foi recebido pelo comandante, coronel Leonardo Oliveira, e pelo comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Sylvio Guerra. No encontro, reafirmou a parceria da Prefeitura com as forças de segurança e percorreu as instalações, conhecendo o ginásio esportivo e o auditório, que passaram por reformas.
Acompanhado do secretário de Ordem Pública (Seop), Gilson Chagas, e do secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Felipe Ordacgy — setores que coordenam e integram as ações da Guarda Civil Municipal (GCM) — o prefeito ressaltou que a segurança pública sempre foi prioridade em seus governos e parabenizou todos os policiais pelos resultados positivos obtidos este ano, com a redução do índice de letalidade violenta na cidade, que compreende homicídios e latrocínios.
“Eu queria transmitir uma palavra de agradecimento em nome da cidade. A gente confia muito em vocês. Estamos chegando ao 8º mês do ano com um resultado muito importante de redução de homicídios e o fato de não termos perdido nenhum policial do 12º BPM ao longo de 2025. Espero que a gente possa continuar junto com inteligência e proatividade para chegar ao final do ano com esse bom resultado. Queria parabenizar vocês e dizer que segurança pública sempre foi nossa prioridade. E o cidadão quer que sejamos capazes de prover uma segurança pública eficiente, apesar da atribuição constitucional do Estado. A gente decidiu apostar e investir pesado na segurança desde o meu primeiro mandato”, afirmou o prefeito.
Rodrigo Neves detalhou ainda vários investimentos do município em inteligência e no policiamento ostensivo. Hoje, a Prefeitura de Niterói investe R$ 1 milhão mensal (ou R$ 12 milhões por ano) para reforçar o efetivo de policiais militares nas ruas por meio do Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis). Ele destacou também a ampliação do salário e do efetivo da GCM, com concurso público, e a importância do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no monitoramento da cidade e no cerco eletrônico para o combate a crimes.
O prefeito citou ainda o sistema ShotSpotter, que detecta disparos de arma de fogo e é a mais recente aquisição da Prefeitura, auxiliando diretamente nas ações integradas da GCM e da PM.
O comandante do 12º BPM, coronel Leonardo Oliveira, destacou a importância da cooperação:
“Temos a grata satisfação e a honra de receber essas autoridades para a gente estreitar esse relacionamento e, a partir disso, construir grandes parcerias para a segurança pública de Niterói. Os oficiais que estão aqui lideram as nossas tropas, nossos guerreiros, que são mais de 800 policiais militares nas ruas. A gente está sempre à disposição para servir e proteger a segurança da Niterói”, disse o coronel, agradecendo pela presença do prefeito e todo o apoio e parceria na segurança da cidade.
Há quatro anos à frente do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar, o coronel Sylvio Guerra relembrou sua passagem pelo batalhão de Niterói e elogiou a parceria e a integração, especialmente com o GGIM e a Seop, ressaltando o papel da GCM nesse trabalho conjunto:
“A gente fica muito orgulhoso de poder conviver com toda essa história e a evolução da segurança pública na cidade de Niterói. Então fico muito satisfeito com a presença do senhor, aqui, mais uma vez, porque é um prazer recebê-lo na nossa comunidade. Eu agradeço o foco de todo o trabalho e da parceria, que é muito importante. É uma grande visão de gestão, de liderança e, principalmente, em matéria de segurança pública”, disse o coronel.