A Prefeitura de Niterói encerrou, no último fim de semana, o Plano Verão 2025, que ocorreu entre 1º de janeiro e 30 de março, com reforço significativo na segurança, fiscalização e ordenamento urbano das praias da cidade. A ação, que abrangeu 12 praias da Região Oceânica e da Baía, teve como foco garantir um ambiente mais seguro, organizado e agradável para moradores e turistas.
“O Plano Verão mostrou como o ordenamento do espaço público, aliado à segurança e à presença do poder público, contribui diretamente para o bem-estar dos nossos cidadãos. Garantimos praias mais limpas, seguras e organizadas para quem vive e visita Niterói”, destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Durante o período, foram identificadas diversas irregularidades, principalmente relacionadas ao trânsito, como estacionamento em frente a portões e em fila dupla. A NitTrans lavrou 2.177 autos de infração e removeu 429 veículos para o depósito público.
Com uso de tecnologias como drones para monitoramento aéreo e quadriciclos para patrulhamento dinâmico, as equipes fiscalizaram o uso irregular do espaço público, coibiram som alto, churrasqueiras, mesas e estruturas de quiosques fora dos padrões, além de realizarem ações contra transporte de passageiros clandestino e estacionamento irregular de ônibus e vans de turismo.
A ação envolveu agentes da Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop), Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas, NitTrans, Neltur, Administrações Regionais de Icaraí, Região Oceânica, São Francisco e Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos (Suten) e Defesa Civil.
O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, avaliou o impacto positivo da operação:
“O Plano Verão 2025 trouxe mais segurança para banhistas e frequentadores das praias de Niterói. Com o reforço da fiscalização e o uso de novas tecnologias, conseguimos garantir um ambiente mais organizado e tranquilo. Em diversas situações, como o caso de uma criança que se perdeu dos pais, o drone foi essencial para a rápida localização. As equipes atuaram com agilidade, sempre acionadas pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), por meio do canal 153”, afirmou.
O balanço da Seop por categoria apontou que a maior parte das ocorrências estava relacionada ao trânsito, com 144 registros e 19 remoções de veículos. Além disso, foram registradas 66 ações ligadas à ordem pública e posturas, 29 resgates de animais, 28 ocorrências por som alto, 20 infrações diversas relacionadas à ordem pública, 8 ocorrências criminais, 3 autuações de comércio ambulante irregular e 2 infrações em calçadas.
Cerca de 90 agentes da SEOP e da Guarda Municipal atuaram a cada fim de semana, com bases fixas e patrulhamentos móveis realizados com carros, motos e quadriciclos.
Além das praias da Região Oceânica – Itaipu, Piratininga, Itacoatiara e Camboinhas – também receberam reforço as praias do Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas e Adão e Eva. Nestes locais, agentes da Guarda Municipal e da Seop mantiveram o foco no ordenamento urbano, com apreensões de churrasqueiras e orientações para ambulantes não credenciados desmontarem barracas irregulares.