Cercamento Eletrônico da Prefeitura leva à prisão de suspeito de série de assaltos em Niterói

Uma operação integrada entre o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói e a equipe do programa Segurança Presente Niterói resultou, nesta sexta-feira (27), na prisão de um homem suspeito de participar de uma série de roubos na cidade. A ação foi desencadeada após o sistema de Cercamento Eletrônico identificar um veículo envolvido nos crimes, possibilitando uma abordagem tática na Estrada Francisco da Cruz Nunes, na altura de Piratininga, Zona Sul de Niterói.
Com 120 câmeras inteligentes distribuídas em 38 portais por pontos estratégicos da cidade, o sistema de cercamento eletrônico do Cisp é capaz de registrar mais de 30 milhões de passagens de veículos por mês.

 Somente em 2025, o sistema já gerou 2.177 alertas, acionando rapidamente as forças policiais. Desde sua implantação, em 2019, mais de 640 veículos roubados, furtados, clonados ou envolvidos em crimes foram localizados e recuperados com o apoio da tecnologia. De janeiro a abril deste ano, 55 veículos foram identificados ou recuperados graças aos alertas emitidos pelo Cisp.

“O Cisp é uma das maiores conquistas da nossa cidade. Ele tem sido fundamental para agilizar a resposta das forças de segurança e coibir a criminalidade. Com mais essa prisão, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Nós disponibilizamos as ferramentas, e as forças atuam, sejam elas municipais, com a Guarda dentro de sua competência, ou federais e estaduais. Estamos empreendendo muitos esforços para combater a criminalidade e vamos continuar”, afirmou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Na ação desta sexta-feira, o suspeito foi localizado e preso enquanto atuava como motorista de aplicativo. Segundo as investigações, ele teria participado de ao menos quatro assaltos na noite anterior, sendo identificado por meio do monitoramento das câmeras e da inteligência integrada do Cisp.

Durante a abordagem, o homem portava um iPhone 11, R$ 600 em espécie e uma máquina de cartão. Após confessar os crimes, levou os agentes até sua residência, no bairro do Sapê, onde foram apreendidos um simulacro de pistola, um segundo celular e a máquina utilizada nas transações fraudulentas.

A investigação aponta que o suspeito buscou comparsas nas comunidades do Campo Novo e Eucalipto, em Maria Paula, com os quais cometeu os crimes. O caso foi encaminhado para a 81ª DP (Itaipu), onde a prisão foi ratificada. Ele responderá por roubo qualificado.

O secretário municipal de Ordem Pública destacou a importância da capacitação contínua das equipes de segurança:

“Estamos investindo no treinamento constante dos nossos agentes. A operação de hoje é reflexo direto da preparação técnica e da integração entre as forças que atuam na cidade. O Cisp potencializa nosso alcance e eficácia”, afirmou o secretário.

Sobre o Cisp – O Sistema de Cercamento Eletrônico registra cerca de 35 milhões de passagens de veículos por mês em todas as regiões da cidade. Os veículos podem passar várias vezes pelo mesmo portal, mas só são registrados quando há algum tipo de pendência no sistema — como furto, roubo, clonagem ou envolvimento em crimes em tempo real.

O sistema é acionado apenas quando identifica veículos cadastrados como roubados, furtados, clonados ou envolvidos em crimes como roubos a residências — uma modalidade que, segundo a inteligência do Cisp, vem crescendo, embora ainda não esteja totalmente quantificada.

Além das câmeras de cercamento, o Cisp conta com 522 dispositivos de segurança e um setor de inteligência que monitora a cidade 24 horas por dia. Robôs com tecnologia avançada reconhecem fragmentos de placas, letras, números e até a cor dos veículos. O centro já realizou mais de 4 mil exportações de imagens para auxiliar investigações da Polícia Civil e processos do Tribunal de Justiça. O modelo de segurança adotado por Niterói se tornou referência nacional e é constantemente visitado por representantes de outros municípios e estados interessados em conhecer seu funcionamento de perto.

Compartilhe essa notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *